Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Adx
Minha Escolha
Vestibular Doctum
Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
No dia 07 de maio, os alunos do 2º período de Psicologia tiveram uma experiência diferente. Na ocasião, os alunos, acompanhados do professor do curso de Psicologia, Luiz Alberto Gonzaga e do professor e coordenador do curso de Pedagogia, Philippe Tavares, fizeram uma visita técnica à brinquedoteca da unidade.
O objetivo da visita técnica foi apresentar as instalações e fundamentos da brinquedoteca enquanto espaço formativo para o pedagogo e profissionais que atuam na educação infantil. A visita foi organizada em dois momentos: a primeira parte consistiu em uma abordagem teórica apresentada pelo coordenador do curso de Pedagogia, Philippe Tavares, de forma interativa com os discentes, acerca dos pressupostos filosóficos, sociológicos e epistemológicos que norteiam a educação infantil e ressaltam a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem durante a trajetória de formação escolar dos educandos.
Em um segundo momento, houve uma atividade prática de observação participante na relação estabelecida entre a criança e o espaço da brinquedoteca, oportunizada pela participação de uma criança que estava conhecendo o espaço lúdico da instituição pela primeira vez. Desta forma, os discentes puderam perceber a importância do papel mediador que o pedagogo exerce nas atividades lúdicas em um espaço criado especificamente para que a criança possa despertar e exercitar sua capacidade imaginativa, criativa e cognitiva por meio de atividades, jogos, brinquedos e brincadeiras previamente articuladas com o propósito de estimular o desenvolvimento da criança, que por sua vez, é o protagonista deste processo.
Durante a visita houve uma fala marcante de um discente do 2º período de Psicologia ao adentrar no espaço da brinquedoteca: “Nossa, voltei a ser criança!”. O professor responsável pelas atividades do projeto integrador do 2º período de Psicologia, Luiz Alberto, disse que “dentro do Projeto Integrador, no 2º período, os alunos discutiram e construíram a ideia de trabalhar a atuação do brinquedo na clínica infantil. Dentro de várias atividades envolvidas, nós tivemos na brinquedoteca uma visita conduzida pelo coordenador do curso de Pedagogia, professor Philippe Tavares, que nos deu uma aula referente àquele ambiente e eu percebi pela reação dos alunos uma desenvoltura e uma receptividade muito positiva em relação a este trabalho. Foi uma aula prática no qual ele colocou algumas ideias em relação ao processo do brinquedo, do brincar, que de uma certa forma nós estamos estudando. Esse momento trouxe algumas inovações para a gente pensar e foi muito positivo sobre todos os aspectos, os alunos aprenderam muito nesta aula prática referente ao brinquedo sob o olhar da Pedagogia”.
No dia 07 de maio, os alunos do 2º período de Psicologia tiveram uma experiência diferente. Na ocasião, os alunos, acompanhados do professor do curso de Psicologia, Luiz Alberto Gonzaga e do professor e coordenador do curso de Pedagogia, Philippe Tavares, fizeram uma visita técnica à brinquedoteca da unidade.
O objetivo da visita técnica foi apresentar as instalações e fundamentos da brinquedoteca enquanto espaço formativo para o pedagogo e profissionais que atuam na educação infantil. A visita foi organizada em dois momentos: a primeira parte consistiu em uma abordagem teórica apresentada pelo coordenador do curso de Pedagogia, Philippe Tavares, de forma interativa com os discentes, acerca dos pressupostos filosóficos, sociológicos e epistemológicos que norteiam a educação infantil e ressaltam a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem durante a trajetória de formação escolar dos educandos.
Em um segundo momento, houve uma atividade prática de observação participante na relação estabelecida entre a criança e o espaço da brinquedoteca, oportunizada pela participação de uma criança que estava conhecendo o espaço lúdico da instituição pela primeira vez. Desta forma, os discentes puderam perceber a importância do papel mediador que o pedagogo exerce nas atividades lúdicas em um espaço criado especificamente para que a criança possa despertar e exercitar sua capacidade imaginativa, criativa e cognitiva por meio de atividades, jogos, brinquedos e brincadeiras previamente articuladas com o propósito de estimular o desenvolvimento da criança, que por sua vez, é o protagonista deste processo.
Durante a visita houve uma fala marcante de um discente do 2º período de Psicologia ao adentrar no espaço da brinquedoteca: “Nossa, voltei a ser criança!”. O professor responsável pelas atividades do projeto integrador do 2º período de Psicologia, Luiz Alberto, disse que “dentro do Projeto Integrador, no 2º período, os alunos discutiram e construíram a ideia de trabalhar a atuação do brinquedo na clínica infantil. Dentro de várias atividades envolvidas, nós tivemos na brinquedoteca uma visita conduzida pelo coordenador do curso de Pedagogia, professor Philippe Tavares, que nos deu uma aula referente àquele ambiente e eu percebi pela reação dos alunos uma desenvoltura e uma receptividade muito positiva em relação a este trabalho. Foi uma aula prática no qual ele colocou algumas ideias em relação ao processo do brinquedo, do brincar, que de uma certa forma nós estamos estudando. Esse momento trouxe algumas inovações para a gente pensar e foi muito positivo sobre todos os aspectos, os alunos aprenderam muito nesta aula prática referente ao brinquedo sob o olhar da Pedagogia”.